Esta Festa é celebrada anualmente no dia 14 de Setembro. A depender do ano, pode ser um domingo e, por ser festa, canta-se o Glória mesmo que não seja um domingo.
Missal Romano (p. 70): "Por causa de sua especial importância, o domingo só cede sua celebração às solenidades e às festas do Senhor; contudo, os domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa gozam de precedência sobre todas as festas do Senhor e todas as solenidades. As solenidades que ocorram nestes domingos sejam transferidas para a segunda-feira seguinte, exceto quando se trata do Domingo de Ramos ou Domingo da Ressurreição do Senhor."
Missal Romano (p. 800)
A cruz, sinal do mais terrível entre os suplícios, é para o cristão a árvore da vida, o tálamo, o trono, o <ar da nova aliança. De Cristo, novo Adão adormecido na cruz, jorrou o admirável sacramento de toda a Igreja. A cruz é o sinal do senhorio de Cristo ,;obre os cp.ie no Batismo são configurados a ele na morte e na glória (cf. Rm 6,5). Na tradiçào dos Padres, a cruz é o sinal do Filho do Homem gue comparecerá no fim dos tétnpos (cf. Mt 24,30). A festa da Exaltação da Cruz, gue no Oriente é comparada àquela da Páscoa, relaciona-se com a dedicação das basílicas constantinianas construídas no Gólgota e sobre o sepulcro de Cristo.
SUGESTÃO DE REPERTÓRIO